O evento é promovido desde 1988 pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e, em 2013, foi reconhecido pela Revista Forbes como o maior espaço de debate político, econômico e social da América Latina.

O Fórum da Liberdade proporciona debates entre grandes palestrantes e fomenta alternativas objetivas e viáveis para equacionar os problemas do Brasil e da América Latina. A qualidade e a riqueza dos temas, dos debates e dos palestrantes garantem repercussão internacional ao evento, com intensa cobertura da imprensa nacional e de outros países..

Reconhecimento

2007

Prêmio Templeton Freedom Award Grant

Em 2007 a Atlas Network premiou o IEE com o Templeton Freedom Award Grant, reconhecendo o Instituto como uma das mais promissoras instituições globais em defesa da liberdade.

2013

Prêmio Global Go to Think Tanks

Uma das 150 organizações que mais influenciam transformações políticas, sociais e econômicas do mundo no ranking 2013 do Global Go to Think Tanks, organizado pela Universidade da Pensilvânia.

2013

Prêmio Think Tank 2013

Já em 2013, foi indicado pela revista Forbes como o think tank que realiza o maior evento de discussão de ideias da América Latina: o Fórum da Liberdade.

2017

Prêmio achanosky Award for Dissemination of Free Society Principles

Já em 2013, foi indicado pela revista Forbes como o think tank que realiza o maior evento de discussão de ideias da América Latina: o Fórum da Liberdade.

Prêmio Libertas

Em comemoração aos primeiros dez anos do Fórum da Liberdade, o IEE criou, em 1997, o Prêmio Libertas, conferido a empreendedores que se destacam no trabalho pela valorização dos princípios da economia de mercado e pelo respeito ao Estado de Direito democrático.

32° Fórum da Liberdade
Winston Ling
31º Fórum da Liberdade
Carlos Biedermann
30º Fórum da Liberdade
David Vélez
29º Fórum da Liberdade
José Galló
28º Fórum da Liberdade
Walter Lídio
27º Fórum da Liberdade
Gustavo Franco

Prêmio Liberdade de Imprensa

O Prêmio Liberdade de Imprensa foi criado pelo IEE em 2007, com o objetivo de homenagear indivíduos dedicados ao desenvolvimento do pensamento crítico e à defesa e valorização da liberdade de imprensa.
  

32° Fórum da Liberdade
Alexandre Garcia
31º Fórum da Liberdade
Miguel Otero
30º Fórum da Liberdade
Spotniks, Felippe Hermes.
29º Fórum da Liberdade
Diego Casagrande
28º Fórum da Liberdade
William Waack
27º Fórum da Liberdade
Julio Saguier

Série Pensamentos Liberais

Para divulgar de forma mais efetiva as ideias debatidas e defendidas pela entidade, o IEE publica, desde 1994, a série Pensamentos Liberais, livro composto de artigos escritos por seus associados e convidados.

Em nove edições, o Colóquio já reuniu nomes como Arturo Damm Arnal, Ricardo López Murphy, Denis Rosenfield, Louis Basire, Walter Lídio Nunes, Daniel Randon, Clovis Benoni Meurer, Fernando Schüler, Mário Mesquita, Dan Ioschpe, Demétrio Magnoli, Bruno Garschagen, Marcos Troyjo, Aod Cunha, Luiz Felipe Pondé, Diego Escosteguy, Roberto Padovani , Eduardo Alcalay, Eduardo Wolf, Paulo Rabello de Castro e Mauricio Harger . A realização desses eventos atrai grande atenção da mídia, rendendo inúmeras entrevistas, programas de televisão, inserções no rádio e matérias em jornais.